Se você já fez alguma apresentação na escola, faculdade ou no trabalho, sabe que sempre dá aquele frio na barriga antes, durante e depois. Muitas vezes ficamos nervosos, e por conta disso, nossa habilidade de fala se vai por água a baixo.
Deixa eu te dizer uma coisa: FAZER ISSO BEM, É UM EXERCÍCIO!
Na última quinta-feira, trabalhei com os alunos da Disciplina de Criatividade e Inovação, da Ftec, essa habilidade. Abaixo, listo 10 dicas rápidas para você falar bem em público.
- Respire
- A respiração faz com que você se acalme, e também, faz com que sua voz saia de forma normal. Se você fica nervoso, sua respiração pode ficar mais ofegante, o que reduz a quantidade de oxigênio no cérebro e aumenta as chances de dar branco. Uma boa dica na hora de respirar é aproveitar o momento para fazer um reconhecimento da audiência e localizar aqueles rostos amigos.
- Monte um esquema
- Evite ter anotações com textos longos. Dê preferência para esquemas, e evite que outra pessoa faça as anotações dos tópicos principais por você. Se alguém o fizer, tenha certeza de ler e reler ao menos umas 3 vezes junto com o suporte que você vai utilizar na sua fala (power point, prezi, etc…). Caso você precise do texto inteiro, destaque em negrito as informações mais importantes, e tenha certeza de ter uma letra grande (de preferência impressa) em sua ficha. E lembre-se de montar uma dinâmica em que você possa descartar as fichas já utilizadas.
- Tenha uma história encadeada
- Se você criar mentalmente, um início, meio e fim para sua fala, fica mais fácil lembrar de todos os detalhes. Para isso o processo de StoryTelling pode ajudar.
- Dialogue com a audiência
- Lembre-se de que você está falando com pessoas. Imagine uma mesa de bar. Nesse espaço, todas as pessoas dialogam. Imagine que você fala sem olhar para ninguém. É possível fazer isso? Só se você for maluco, doidinho, pirado, concorda? Então olhe para as pessoas enquanto fala. E evite olhar para apenas uma pessoa, da mesma forma, se você estivesse no bar, as outras pessoas cansariam de ficar vendo apenas 2 amigos trocando ideias e os outros em silêncio. Por isso, faça contato visual com mais de uma pessoa, se possível com todas.
- Tenha um suporte real
- Apresentações no data show, devem ser um suporte para sua fala. Por isso, a mesma tem de ser coordenada entre você e o suporte. Complemente com dados extras, antecipe-se a aparição das telas.
- Varie o tom de voz
- Canção de ninar, tem sempre o mesmo tom. Por isso varie, você pode subir e descer a voz para dar enfase a momentos importantes de sua fala.
- Varie a velocidade de fala
- Rápido demais ou lento demais, faz com que as pessoas percam a atenção e no final de sua fala não lembrem do que você falava no começo. Por isso, varie velocidades na fala, nos momentos em que for possível falar mais rápido, o faça, e mais lento também. Só cuidado para não ficar indo e vindo demais nas velocidades.
- Tenha exemplos próximos da audiência
- Todo mundo quer se identificar com o assunto para seguir prestando atenção. Pra isso, você precisa dar exemplos que sejam o mais próximos o possível das pessoas para as quais você está falando. Se for fazer a mesma fala para pessoas diferentes, vale apena ter exemplos variados. Ainda, se você for repetir a fala para outras audiências, é importante rever os exemplos para ver se ainda estão adequados.
- Seja honesto consigo mesmo, mas encarne um personagem
- Você precisa estar confortável para realizar sua apresentação. Seja honesto consigo mesmo, evite piruetas que você não tenha ensaiado anteriormente. Teste em casa e na frente do espelho. E na hora da apresentação, lembre-se, você é aquele momento, esqueça o resto, encarne o seu eu apresentador.
- Ensaie mentalmente sua fala e possíveis intervenções
- Toda vez que passamos uma imagem de uma situação mentalmente, simulando com nossa imaginação os acontecimentos, nosso cérebro entende como se já tivessemos vivido tal situação, e começa a se preparar cada vez melhor, para as diversidades que podem ocorrer. Isso faz com que na hora H você esteja um pouco mais preparado, pois sua mente não vai encarar aquela situação como a primeira vez.
Se você é aluno desse curso, pode visualizar seu resultado abaixo, com a senha que combinamos em sala de aula, em caso de dúvidas, entre em contato 😉