Categorias
Coach Espirito Liderança

10 razões para despertar a consciência

Lá vem aquele assunto de a gente despertar a mente outra vez?! SIMM. E eu explico o motivo.

Não precisa vir até o portão da frente, nem aquele minutinho, é só ler esses 10 tópicos que eu te explico as razões para que você comece a trabalhar urgentemente o seu despertar de consciência. Está pronto?!

  1. Ação e Reação

Você com certeza aprendeu nas aulas de física essa lei, a terceira de Newton, a de Ação e Reação, ouvindo o professor dizer que todo corpo que realiza uma força sobre outro recebe de volta uma força igual. Quando você empurra seu pé contra o chão, o chão empurra de volta permitindo que você caminhe. Simples? Se você olhar apenas para esse recorte, sim. Contudo, precisa entender que essa lei se aplica a muitas outras coisas mais. Aos seus atos, aos seus não-atos, às reações químicas do nosso corpo (aqui o próprio nome já diz: reações). Enfim, tudo que você faz, come, ou bebe tem reação direta com seu estado atual. Comece agindo para mudar onde está. Você é o vórtice da força de ação, então escolha que reações quer ter de volta na sua vida.

  1. Inércia

Essa é a primeira lei de Newton, então não deveria ser o primeiro motivo? Não. É o segundo mesmo, pois em alguns momentos ficamos em um estado linear de existência. Só contemplando o futuro que queremos. Como se o caminho até o trabalho fosse uma linha reta constante e interminável que você percorre todos os dias. E o continuará fazendo até que um corpo (como fala a lei) aplique uma força que mude a sua direção ou velocidade. É por isso que as pessoas mudam tanto depois de alguns traumas, pois saíram do caminho de inércia em que estavam. Não é preciso se traumatizar, você pode ser a própria força de mudança.

  1. Até onde a vista alcança não é o final do mundo

Já parou para pensar que se você subisse no monte mais alto, ainda assim não veria a Terra por completo? Pois é, isso significa que nos lugares onde você não enxerga, acontecem coisas que você não vê. Uma metáfora melhor, seus amigos não deixam de existir quando você não está com eles. Existe vida onde você não enxerga.

  1. 7,2 bilhões de outras pessoas

Exatamente, são 7,2 bilhões de outras pessoas no mundo além de você, tendo ideias, realizando coisas, fazendo escolhas. Todas com sonhos diferentes ou parecidos, com necessidades diferentes e parecidas. Entender isso, faz com que o ego assuma o lugar dele, para entendermos que Deus está um pouco ocupado lendo 7,2 bilhões de pensamentos ao mesmo tempo. E por isso você precisa ir até a lotérica se quiser aquele bilhete premiado.

  1. Você quer alguma coisa

Quando escutamos nossas reais necessidades e entendemos o que precisamos e não o que gostaríamos, as possibilidades se expandem e começamos a construir riqueza. Se você não analisa o querer, fica na linha do parecer e todo mundo quer é ser, e não apenas parecer ser.

  1. Todo mundo quer alguma coisa

Assim como você, todo mundo quer alguma coisa, todo mundo se motiva com algo, e todo mundo espera algo. Quando você pensa que apenas você quer alguma coisa ou precisa de algo, passa a agir em egoísmo e esquece a cooperação. É preciso entender o que os outros querem, para realizar uma troca justa sem surpresas no futuro, como aquele favor que você ficou devendo e agora tem preguiça de pagar.

  1. Quando você domina, você escolhe

Ao entender os pontos 1 a 6 você começa aos poucos a dominar a sua forma de pensar, isso mesmo, não estamos falando de dominar a sua vida (até porque isso pode ser filosoficamente impossível). Ao dominar sua forma de pensar, você passa a agir mais racionalmente, fazendo escolhas, e não deixando seus instintos falarem mais alto. O resultado são escolhas mais inteligentes e enriquecedoras.

  1. Existem muitas matrizes, a “matrix” do Neo não é a única

Essa razão pode ser difícil de entender, mas não se preocupe. Vou facilitar! Quantos jogos de cartas você já ouviu falar? Escova, pife, canastra, rouba monte,  e por aí vai uma lista enorme. Cada um desses jogos tem regras diferentes. Se você domina as regras, você se dá bem. Correto? Sim, mesmo que as cartas (sorte) venham ruins, você sabe o que fazer para minimizar os prejuízos. Na vida existem muitos desses jogos: o corporativo, o familiar…, e cada grupo constrói a sua matriz de relacionamento. Dominar cada uma delas é hackear as relações e passar a controla-las, a fim de ampliar os ganhos e minimizar as perdas.

  1. Você prefere prazer

Garanto que você prefira prazer à dor?! (Ok, não estamos falando de pessoas safadinhas.) Então, quando você passa a dominar os pontos anterior, você passa a agir de forma consciente. Isso faz com que a dor, o sentimento de tristeza, e todos os desconfortos passem a deixar de existir, pois passamos a fazer escolhas que nos dão mais prazer e a deixar de lado escolhas que nos aprisionam. Dai você vai falar que existem coisas que são necessárias de serem feitas mesmo que não gostemos. Sim, é verdade, mas quando às fazemos com um propósito (escolha consciente), elas são infinitamente menos pesarosas.

  1. Esperar cansa e Dormir tranquilo é incalculável

Exatamente, você quer ver suas vontades realizadas e não ficar imaginando elas, correto? Quando você desperta a sua consciência, passa a fazer escolhas que são possíveis e a encontrar soluções para questões que antes pareciam impossíveis. E acima de tudo, você quer descansar à noite tendo a certeza de que está fazendo o seu melhor!

 

Então como eu desperto a minha consciência? Aos poucos! Começando com a compreensão desses 10 pontos você já irá longe. Se quiser avançar mais rápido, estudar, conviver com as pessoas de forma empática e agir, podem ser as respostas que você procura.