Categorias
Artigos Mente e Criatividade Querido Diário

Vamos conversar?

Vamos conversar? Dizem que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. E então porque não testar essa teoria?

Vivemos em uma época em que a exposição é tão grande que Freud teria muito trabalho se tivesse uma conta de Instagram. E se ele participasse de um grupo de Whatsapp então? E se falasse ainda mais sobre pulsão, desejo, sexualidade e recalque? Ele com certeza teria muitos seguidores e muitos haters.

O complexo mundo da psicanálise está aí para ser compreendido. O terapeuta psicanalista absorve a experiencia do outro ouvindo, vendo seus gestos e movimentos e o auxilia a compreender aquilo que se passa em sua alma e em sua mente. Ajuda a reordenar os pensamentos, entender o que há de normal, e o que há de patológico. O trabalho do psicanalista se compara com o de outros profissionais da psicologia, mas é diferente em muitas características.

Quando conheci a psicanálise, me encantei. Quando entendi a forma igualitária dela de olhar para as pequenas loucuras do dia a dia, compreendi que havia um espaço de segurança para todos os tipos de pensamento. E que dialogando, se encontra formas de desemaranhar os pensamentos, reorganizar nossas vontades, e ajustar nossas prioridades. Conversando se vai muito longe, se autodescobre, se autocura, se autoajuda. O psicanalista é um espelho com cérebro, um reflexo não automatizado, não controlável, para o qual não podemos fingir que tudo vai bem. O divã é um colo, é um reforço, é um alimento para alma e para a mente, é como a segurança do útero.

Quando conheci a psicanálise, fiquei mais leve. Quando trouxe a técnica para o meu dia a dia e para ajudar as pessoas, pude voar sem medos. Ela não é a solução de todos os problemas, nem mesmo mágica ou milagre, mas é uma das formas de busca da verdade interior mais humanas que existe.

Assim como a Apometria, esse é um assunto que me encanta. Podemos conversar sobre isto por horas a fio. E vamos?!

Ainda há muito para introduzir em termos de assunto, para depois ir aprofundando em cada tópico. Amanhã eu volto com outra introdução, e depois, e depois também, para que a gente vá estreitando este espaço e para que ele fique cada vez mais com a nossa cara.

Beijo grande Família!

#psicanalise #missao #formadevida #freud #leveza #atendimento #dialogo #queridodiario #vamosfalar #introducao #texto #falas #linhas