Categorias
Artigos Mente e Criatividade

O que faz um terapeuta?

O que faz um terapeuta? Essa pergunta é preciosa!

Muita gente tem essa dúvida na cabeça. O terapeuta é a pessoa que conduz a terapia, uma forma sistemática de auxílio a mente, a saúde e também a manter a rotina saudável.

Há vários tipos de terapias, as médicas, as psicológicas, as alternativas e as integrativas.

Lá no @Souspind trabalhamos com terapias integrativas. Que se integram ao dia a dia e complementa outras terapias. O trabalho do terapeuta é auxiliar em cada uma das técnicas a fazer com que o cliente passe pelo processo da melhor forma possível.

Com um trabalho ético, o terapeuta irá encontrar elementos seguros para guiar o cliente. É preciso sempre ter cuidado de se informar sobre as técnicas aplicadas e a formação do terapeuta.

Demora um bom tempo para formar um bom terapeuta, ele precisará de vivencias próprias e de técnicas resolutivas para compor a sua forma de atuação. Eu, por exemplo, passei um bom tempo em formação até me sentir preparado para atender pessoas e auxiliá-las no dia a dia.

Comecei com a formação de reiki, depois apometria, depois cura quântica, depois o coaching, depois a psicanálise e assim por diante. Cada terapeuta terá sua jornada, e cada conjunto de técnicas tem a sua forma de aplicação, por isso é preciso também que haja empatia entre o cliente e o terapeuta, para minimizar a resistência às técnicas. Para você ter um exemplo, no SPIND trabalhamos eu e o Cristiano, algumas das formações que fizemos foram em conjunto, mas nossa forma de atuar é bastante distinta, pois respeita as nossas características pessoais e também nossas preferências e intimidade com as técnicas que aplicamos.

Então, se eu não respondi a pergunta até agora, o terapeuta é uma pessoa especializada em trazer qualidade de vida aos seus clientes, usando técnicas especializadas.