Categorias
Artigos Coach Mente e Criatividade

Hipnose existe?

Hipnose existe?

Você ainda tem alguma dúvida disso? Pare para pensar como somos programados desde o nosso nascimento. Somos direcionados a um sistema social, de crenças, etc… que nos molda diariamente. Claro que a hipnose de palco encanta, e não é todo mundo que “cai” nesse processo, ele tem filtro, preparação etc…

 (sim, coloquei outro eticétera pq são muitos os eticéteras quando falamos desse assunto, há muito mais por trás do funcionamento da mente humana que se fossemos explicar nesse momento levaria dias, e eu simplesmente quero pular para a outra parte, obrigado, de nada.)

Quando falamos da hipnose no tratamento de qualquer comportamente, estamos falando de sobreposição de informações ou de simulação mental de realidades ou situações. Se você aprendeu alguma coisa com as coisas que viveu, sabe que a experiencia gera aprendizado. Se estudar um pouco, saberá também que muitas vezes para a mente, não há diferença entre a realidade e imaginação (sabe aquele sonho que você acorda sobressaltado?). Pois bem, quando trabalhamos com hipnose estamos fazendo com que a pessoa que passa pelo processo relaxe, removendo suas resistências, e em seguida a conduzindo (isso mesmo, conduzindo, quem faz a parte interessante do processo é o ‘hipnotizado’) por caminhos metafóricos ou de simulação do real para que construa em sua mente novas realidades.

Esse processo ajuda na superação e na motivação, justamente por preparar a mente de forma segura para momentos que precisam de atenção e cuidado. Claro que é preciso responsabilidade, e também há limitações do que é possível com a técnica. Mas quando bem empregada faz coisas incríveis.

Se quiser saber mais sobre o assunto podemos conversar, ou ainda, você pode ter contato com inúmeras bibliografias sérias que tratam o tema. Deixo abaixo alguns dos livros que acho interessantes sobre o assunto:

  • Hipnose Não Existe? Monstros e Varinhas de Condão, de Steven Heller e outros autores. Esse livro pequenino traz os fatos sobre a hipnose no dia a dia e a nossa construção de imaginário desde a infância.
  • Manual Brasileiro de Hipnose Clínica, de organização de Marlus Vinicius Costa Ferreira. Esse livro traz uma série de profissionais e seus relatos com experiências de uso terapêutico da técnica, em sua maioria médicos, psiquiatras e psicólogos.
  • Manual de Hipnoterapia Avançado e Técnicas Psicossensoriais, de organização de Sofia Bauer, traz muitos protocolos de utilização para diversas situações terapêuticas.

Quando for procurar por livros, fuja daqueles que foram feitos apenas com finalidade comercial. Informe-se sobre o autor e como foi desenvolvido o conteúdo, normalmente ler a orelha do livro e a contracapa ajudam bastante.